quinta-feira, 31 de março de 2011

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO DA E. M. "DOM ORIONE"

Hábitos para preservar sua saúde

  • Escolher bem os alimentos;
  • Preparação adequada para se tornarem apetitosos;
  • Comer devagar para melhor digestão;
  • Manter em ambiente tranquilo durante as refeições;
  • Lavar bem as frutas antes de comê-las;
  • Não comer carne mal cozida ou mal assada;
  • Não sobrecarregar o estômago com excesso de comida;
  • Ter horário regular para as alimentações;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Conservar alimentos em lugares adequados;
  • Valorizar uma boa alimentação.
Os professores levaram os alunos a valorizar uma boa alimentação, desenvolvendo leituras diversas, pesquisas, receitas, desenhos, cruzadinhas, trabalho de arte, produção de texto, murais, atividades matemáticas, música e finalizaram com uma deliciosa salada, onde foram os alunos e funcionários que contribuíram com as frutas.



Dia mundial da água


Os alunos dos anos iniciais do 1º,2º e 3º período da Educação de Jovens e Adultos confeccionaram juntos com as professoras Eva e Aparecida um painel sobre o Dia Mundial da Água.

terça-feira, 29 de março de 2011

Notaram e anotaram



A partir do questionamento sobre o valor do salário mínimo no país,a professora Clara com a turma 6° 102, foram a uma mercearia verificar os preços de produtos que normalmente a família consome.No local depois de notarem, anotaram na lista de compras o valor, quantidade e marca.Assim, puderam escolher como fariam para poder comprar tudo o que precisariam para suprir suas necessidades.Para finalizar o trabalho os alunos,em casa, a partir da renda familiar de cada um verificarão se com o que ganham é suficiente para pagá-las.

Preservando o Meio Ambiente



Para proporcionar maior conscientização quanto a preservação do meio ambiente, foi desenvolvido na APAE/Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha, momentos de reflexão. Neles foram abordados a necessidade de cada pessoa cuidar do planeta, adotando medidas de preservação ambiental.

Houve vários encontros reflexivos trabalhados de diversas maneiras onde reforçou a idéia de que A PRESERVAÇÃO DO PLANETA DEPENDE DOS CUIDADOS DE CADA SER HUMANO.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Aniversário na EMCAS



Os alunos do 7º 205 fizeram uma surpresa para as aniversariantes de março Clara e Lívia.A professora e a vice-diretora tiveram direito a bolo,presente e muitos abraços.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

"JESUS CRISTO FOI O PRIMEIRO COMUNISTA. REPARTIU O PÃO, REPARTIU OS PEIXES E TRANSFORMOU A ÁGUA EM VINHO"

O dia mundial da água - 22 de março - foi comemorado com muito entusiasmo pelos alunos, diretora e demais funcionários da escola municipal Dom Orione, que fizeram visita ao poço de captação de água que abastece a escola e toda a comunidade de Campo Alegre.
O professor Gildácio, explicou aos alunos como é feito o tratamento dessa água, e como ela chega até as casas; os alunos ouviam atentos e demonstravam curiosidade em aprender mais.
Luzitânia, diretora, conversou com os alunos sobre a importância de fazermos bom uso da água, como evitar o desperdício, pois a água é fonte de vida e dependemos dela em tudo, no nosso dia a dia. Explicou que não devemos jogar lixo por onde passamos, pois esses são levados pela água da chuva, para o poço, para os rios e represas, ficando poluídos e comprometendo a saúde dos seres humanos.
Foi feito também visita ao poço de captação que abastece a fazenda Campo Alegre, poço este, localizado na sede da fazenda, onde a água que a abastece é movida pela força da roda d'água, os alunos ficaram encantados com o que viram, e a tudo acompanhavam com atenção.
Os alunos refletiam sobre tudo o que ouviram, e de volta à escola, elaboraram acrósticos, mensagens, panfletos com dicas de economia de água, e espalharam por toda a escola.
"Foi um trabalho prazeroso, que nos trouxe novos, aprendizes, e maior conscientização e como cuidar e preservar a água de nosso planeta", concluíram os alunos.








quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Mundial da Água : 22 de março






Os alunos dos 9º anos da Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva", juntamente com a Polícia Militar Ambiental, alertaram a comunidade sobre a importância de se cuidar bem da água, evitando o desperdício.Em seguida distribuíram várias mudas de árvores.Ainda no mesmo dia, todos os estudantes assistiram uma palestra sobre o dia Mundial da Água e encerrando o encontro o Sargento Wendell Silva concluiu as comemorações.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia da Escola, 19 de Março

ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE, homenageia a dia da ESCOLA, 19 de março, com os alunos da Educação Infantil da Tia Leninha.




Esta quase na hora,

Do sinal bater,

Adeus mamãezinha,

Na escola vou aprender!

Estudo um pouquinho,

Paro e vou lanchar,

Tarefas cumpridas,

Para casa vou voltar!

VIVA A MINHA ESCOLA!

O CEMEI "TIA OTÍLIA" COMEMORAM O CARNAVAL COM MUITA ANIMAÇÃO











Por: CEMEI "Tia Otília"




Professores, alunos, equipe pedagógica e administrativa decoraram o salão, confeccionaram máscaras e se prepararam para o desfile de fantasias.





As crianças ouviram marchinhas carnavalescas que contagiaram a todos e nem mesmo a chuva impediu tanta alegria e descontração.

Dia Mundial da Água


Sem!
água!
não tem!
vida!
Sem água!
não há beleza!
humana!
Sem água!
não teríamos rios nem mares!
Sem água não haveria!
a esperança!
Sem água toda a vida!
acaba!

.

.

Participe das comemorações do dia Mundial da Água - 22 de Março
Realizacao: Polícia Militar de Minas Gerais
APoio: Prefeitura Municipal de Morada Nova de Minas e CODEVASF

Programação:
Palestra sobre Piscicultura - Dia 22 de março
Local: Escola Municipal Heloísa de Campos Santos
Hora: 19 horas
Responsável: CODEVASF

Palestra sobre o Dia Mundial da Água - Dia 22 de março
Local: Escola Municipal Heloísa de Campos Santos
Hora: 19h30
Responsável: 4º Grupamento de Polícia Militar Ambiental
Após as palestras, apresentação do documentário Ouro Azul
Realização: 7ª RPM
7ª Cia Ind MAT

Prestigiem!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

E. M. DOM ORIONE

A boa leitura nos leva a qualquer parte do mundo.
Quem não lê...
Mal fala...
Mal ouve...
Mal vê...
A Escola Municipal Dom Orione, estipulou as quintas-feiras para os anos iniciais visitarem a biblioteca, onde estará atendendo o bibliotecário Geraldo Magela Dias Ferreira, o popular Magelinha.







"A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros... A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz excolhida, um ritual em que importa até a época do ano." (Luis Garcia Montero)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Conscientização - Meio Ambiente e trânsito





O soldado Hamilton da polícia civil e convidados da polícia do meio ambiente, sargento Wendell Silva, estiveram na escola instruindo o corpo discente e docente sobre o meio ambiente (proibição de pesca...) e legislação de trânsito.

08 de Março: Dia Internacional da Mulher




Os painéis para homenagear as mulheres foram confeccionados pela bibliotecária Wandêlice Sônia e professora Margareth, juntamente com os alunos dos anos iniciais da EJA.

sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAPAE



Com muita animação, os usuários da APAE e alunos da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha, realizaram a culminância do Projeto CARNAVAL, com desfile dos Blocos: AGITO DA ALEGRIA, MANIA DE FANTASIA, SAPO DOIDO, AGITA AÍ, AS MÁSCARAS VÃO CAIR, BLOCO DOS MENINOS, KID ALEGRIA, TÔ NEM AÍ, BLOCO DA ALEGRIA, AMOR E FOLIA.

A Coordenação ficou por conta das professoras Conceição e Edicélia.

A animação contou com a participação dos alunos e usuários da APAE: Gleuson, Diego, Anderson, Édipo e membros da Fanfarra da Corporação Musical Santa Cecília.

A Coordenação Pedagógica parabeniza a todos pela participação no encerramento do Projeto Carnaval.

quinta-feira, 3 de março de 2011

CARNAVAL 2011

Foi com muito entusiasmo e descontração que os alunos do 5º ano da E. M. Dom Orione prepararam e confeccionaram material para enfeitar a sala de aula com motivos carnavalescos.

Com o incentivo e monitoramento da professora Marta Nair, os alunos também confeccionaram pulseiras e colares de havaianas para brincar um animadíssimo carnaval o qual foi realizado, no pátio da escola dia 03/03/2011.



CARNAVAL

O carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, onde ocorrem diversas manifestações por todo o país com características particulares.

Morada Nova de Minas, como sempre, sensibiliza população e os visitantes, pois nesta data, nosso município fica movimentado, onde todos ficam na expectativa desta grande festa!

Hoje nossa escola vivencia estes momentos: diretora, professores e alunos, com muita animação, alegria e muita folia.

A escola deseja a todos um bom carnaval com alegria e sem violência.