terça-feira, 21 de dezembro de 2010

É Natal na E. M. Dom Orione.






Época em que estamos tão sensíveis e alegres...

...que contagiamos a todos,
e que podemos refletir sobre nossos verdadeiros amigos.

Fazemos um balanço de nossas vidas,
somamos todas as alegrias,
e subtraímos as tristezas.

Gostaria que nessa noite de confraternização,
nossos relacionamentos, se estreite ainda mais,
e que nossa amizade, que perdure para sempre.

Ter você como amigo, é uma dádiva,
sua companhia nos momentos mais difíceis,
faz tudo ficar mais leve.

Que o seu Natal, seja repleto de alegria e paz,
sinceramente é o que desejmos.

FELIZ NATAL!

Formatura E. M. Dom Orione

Formando!

Os que você alcançou hoje é uma pequena parte do que você ainda pode conquistar com o seu talento. O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram você até aqui. Esperamos que esta vitória seja o início de muitas outras conquistas.

O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é um dos merecedores desse sucesso. Parabéns pela formatura! Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, meus parabéns!






FORMATURA 2010


As equipes diretiva, pedagógica e demais funcionários da Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva" parabenizam os alunos por mais uma etapa concluída e desejam-lhes sucesso na nova caminhada.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Chegou o Natal!

Chegou o Natal!

Os alunos da Escola Municipal”Dom Orione” da professora Maria Aparecida Rodrigues de Freitas, desejam a todos que visitam o blog da escola um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Os alunos confeccionaram com revistas uma árvore de natal.
Material necessário:
Revistas
Bala
Cola
Educação Infantil 1º e 2º período
1º ano do C. da Alfabetização



domingo, 19 de dezembro de 2010

POEMA: ERA VIRTUAL

Este foi o poema feito pelo professor da Escola Municipal D. Alzira Dayrell, Geraldo de Fátima Nascimento, em homenagem ao prefeito Aléx Rocha e em agradecimento à inauguração do laboratório de informática na escola.

Era Virtual
Na escola do Traçadal
era uma peleja danada
só se usava quadro e giz
para ensinar a meninada.

Professores e alunos
o que sabiam punham em prática
pra fazer qualquer pesquisa
sem o uso da informática.

O material era escasso
com poucos livros pra pesquisar
exercícios de avaliações
no mimeógrafo tinha que rodar.

Hoje tudo é diferente
tudo ficou mais legal
Graças ao PROINFO e à Prefeitura
Temos aula virtual.

Aqui na nossa escola
O computador está presente
para trabalhos e pesquisas
todos nós estamos contentes.

A atual administração
com esforço e competência
nos possibilita ensinar
com maior eficiência.

O prefeito Aléx Rocha
nos proporcionou coisas boas
porque sua grande obra
é sempre cuidar das pessoas.

Geraldo de Fátima Nascimento.


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A MAGIA DO NATAL




Por: CEMEI"Tia Otília"


Equanto aguardam a chegada do Papai Noel, as crianças do MATERNAL I do CEMEI "Tia Otília" prepararam para ele este presente.



Agora é só dormir e sonhar até que ele venha trazendo muitos presentes e também amor, paz e saúde para todos!






Trabalho realizado com as educadoras Adriana e Sandra.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Festival de Dança

No dia 10 de dezembro a Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” promoveu um Festival de Dança com a participação de diversas escolas do município. Os alunos brilharam na quadra da escola com diversas coreografias. As crianças e adolescentes demonstraram que a arte da dança contagia e faz aflorar talentos diversos. Pais, alunos e professores ficaram extasiados com o desempenho de cada grupo. Parabéns à professora Adriana pelo empenho e dedicação e pelas maravilhosas apresentações.

“A dança: Tudo que é vivo se move, movimento é vida! Dançar é mover-se com consciência, é plasmar no corpo o sentimento de vida. É a mais pura expressão do ser!”

Proerd,símbolo de cidadania


As equipes diretiva e pedagógica, professores e demais funcionários da Escola “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” parabenizam os alunos dos 6º anos 101 e 102 pela brilhante participação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Sejam sempre “usuários da vida”.

Parabéns, Prefeito Alex Rocha

Alex;
A data de hoje é de grande alegria para todos os habitantes desta cidade, ao celebrarmos o aniversário natalício do nosso dedicado e incansável Prefeito. Pela maneira como passas os teus dias, pela maneira inteligente, jovial e agradável com que ocupas o teu tempo; pela forma gentil com que atendes sempre a todos.
Devemos reconhecer, contudo, que o nosso estimado Prefeito que ora dirige as rédeas do governo municipal tem se caracterizado por um conjunto de qualidades difíceis de serem encontradas ao mesmo tempo numa mesma pessoa.
Seu dinamismo é sentido por todos. Suas atividades se multiplicam. Os problemas da coletividade estão dia e noite presentes nos seus olhos. As iniciativas não permanecem em planos e projetos e sim são imediatamente concretizadas, adquirem existência palpável. Os melhoramentos para a cidade e para município estão aí.
Alex: receba a expressão sincera do nosso reconhecimento, da nossa gratidão. Receba a garantia de nossa solidariedade e do nosso apoio. Receba, ainda, os nossos votos de muita felicidade pessoal e desejamos poder comemorar esta data feliz, até um futuro muito remoto, vendo-o progredir sempre e subir cada vez mais na estima e no apreço dos seus concidadãos e dos seus amigos. Que sua simpatia acompanhe sempre a sua idade, que tenhas um lindo aniversário, e que Deus te proteja.
Ergamos nossa taça à saúde do nosso ilustre prefeito.
Carinhosamente,
Escola Municipal “Dom Orione”

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

10 de dezembro de 2010 na Escola Municipal “Dom Orione”

10 de dezembro de 2010 na Escola Municipal “Dom Orione”

A Primeira Eucaristia representando um dos momentos mais significativos na história da criança.
Nesta hora, ela se dá conta de que Jesus é presença concreta a seu lado e que, portanto, já pode enfrentar com segurança as dificuldades da vida.
E é a partir deste momento que ela precisa ver nos adultos irmãos, amigos, companheiros de viagem e frequentadores da mesma mesa.
Por isso, procurando não dar importância ao lado exterior da festa de hoje, ajudemos as crianças a entendeam o valor da Eucaristia na vida cristã, participando com elas do Banquete Sagrado!






domingo, 12 de dezembro de 2010

Premiação Programa Semeando 2010




A Escola Municipal D. Alzira Dayrell e o município de Morada Nova conquistaram mais uma vitória. No dia 30 de novembro de 2010, a aluna Irene Pereira de Castro do 6º ano, a professora Cássia Daniela Ferreira Maia e a diretora Inis Aparecida Alves de Carvalho participaram da premiação do Programa Semeando 2010.

Uma grande festa realizada no Alta Vila, em Nova Lima (Belo Horizonte), onde foi comemorado os 10 anos do Programa Semeando, oportunidade em que foram entregues os prêmios aos vencedores do Concurso Semeando 2010. Um total de 112 alunos e professores premiados receberam valores em dinheiro e notebooks.

O clima de alegria e descontração marcou o evento, como acontece sempre ao final de cada ano, quando ocorre a premiação e são encerradas as atividades do Programa. Cerca de 700 pessoas participaram do evento que reuniu alunos, professores, diretores das escolas, familiares, dirigentes e técnicos do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidades realizadoras do Programa.

Parabéns à aluna Irene Pereira de Castro, à professora Cássia Daniela, à diretora Inis Aparecida e a toda a equipe da Escola.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

(Imagem de Domíno Público)

Por E.M. Arco-Íris

Final do ano chegando... etapas se encerrando e com os alunos do 2º Período da Educação Infantil da Escola Municipal Arco-Íris não será diferente.

No dia 14 de dezembro haverá uma festa de confraternização e comemoração pela formatura. A alegria vai rolar solta, pois além de muita coisa gostosa, os alunos receberão uma visita surpresa e muito especial.

A solenidade de formatura ocorrerá no dia 16 de dezembro, no Salão de Eventos da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos em dois horários:
  • ALUNOS DAS PROFESSORAS SIMONE E CÉLIA: 18 HORAS.
  • ALUNOS DAS PROFESSORAS SHIRLENE E SOLANGE: 20 HORAS
A equipe diretiva e pedagógica parabeniza aos educandos por esta etapa vencida! Parabéns!

Sonhos de Natal

(Imagem Domínio Público)
Por E.M. Heloisa de Campos Santos


SE EU FOSSE PAPAI NOEL

Se eu fosse Papai Noel,

Mudaria o mundo.

Pois, na Terra precisamos

De amor profundo.

No estado onde moro,

Há muita violência,

tenho que me preocupar com isso,

pois estou na adolescência.

Se eu fosse Papai Noel

Preservaria a natureza,

Pois o mundo de hoje

Precisa de limpeza

Se eu fosse Papai Noel

Daria presentes de montão.

Mas como sou apenas criança,

Não tenho este poder em minhas mãos.

Se eu fosse Papai Noel

Daria de presente para os moradenses

Muita paz, saúde, muito amor

E prosperidade.

Feliz Natal.

(TAIZ EMANUELLE DE JESUS SANTOS – aluna do 5ºano- Professora Aldeana)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Concurso "As melhores crônicas do ler é bom, experimente!"

Inveja

Há algum tempo que eu moro num sítio perto da cidade. Agora, sempre venho à escola de micro-ônibus, mas, quando morava na cidade vizinha, ia sempre de bicicleta.

Gostava muito, pois sempre adorei andar de bicicleta e, toda vez que eu ia embora, sempre via um casalzinho namorando. O “cara” era extremamente lindo, de olhos azuis, corpo musculoso. A menina era magra e também bonita.

Sempre que passava, os dois estavam lá. Confesso que até me dava um pouco de inveja, pelo modo como ele a tratava, era com tanto carinho, com tanto amor, e ele era perfeito, maravilhoso.

Num dia, eu vi o rapaz com outra garota, perto de um posto, estavam se beijando. Pensei que ele e sua namorada tinham terminado, mas, no dia seguinte, ele estava lá com ela.

Depois disso, já o vi com outras garotas. Bom, depois de tudo isso, acho que minha inveja simplesmente passou.

Autora: Daiana Aparecida Carneiro da Cruz

Professor: Rodrigo Gonçalves Amaral

9º ano 107

Esporte e Educação: um caminho para cidadania


JAP (Junta Atlética Poli esportiva) são grupos de acrobacias formados por adolescentes de 11 a 16 anos. Um grupo foi formado na escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”, em 2008, pelo professor Elder Ramon. Com pirâmides humanas, movimentos ginásticos acrobáticos e expressão corporal circense o grupo faz apresentações em Morada Nova e região e já conquistou os primeiros lugares no podium com 29 medalhas e 2 troféus no campeonato escolar de ginástica realizado na cidade de Contagem em 2009. O grupo esteve inativo em Morada Nova no ano de 2010, mas, está se preparando para retomar as atividades em 2011.Os alunos fizeram uma maravilhosa apresentação durante a conferência "Juventude em Ação", realizada no dia 26 de novembro.

Parabéns aos alunos da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” e ao professor Elder Ramon pela dedicação ao esporte e à educação.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O Mágico de Oz

A Sexta-feira na Escola Municipal “Dom Orione” foi assim...

Apresentação de uma peça teatral “O Mágico de Oz” encenado pelos alunos do 4º e 5º ano da educadora Eva Lúcia com o objetivo de ampliar vocabulário, enriquecer experiências, criar hábitos sociais, desenvolver a imaginação e proporcionar horas de recreação educativa.
Em seguida foi servido um lanche oferecido pela Empresa ZANINNI FLORESTAL, onde fazem sempre uma parceria com a nossa instituição.








sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Continuação do Projeto Consciência Negra




Dando continuidade ao “Projeto Consciência Negra” , no decorrer desta semana (29,30/11/2010 à 03/12/2010) foram desenvolvidas atividades com objetivos de ampliar o conhecimento referente à cultura afro brasileira e valorização da raça negra não deixando de englobar o prazer no ensinoaprendizagem. Quarta – feira (01/12) aconteceu desfile de alguns educandos e funcionários da Instituição. Eles desfilaram ao som de música axé, esbanjando charme, elegância e outras características específicas da raça negra, tais como: uma cor de pele maravilhosa e cabelos encaracolados.

Sexta-feira (03/12/2010) foi realizada um festival de dança de origem africana.

Os alunos e professores do Centro de Convivência dançaram forró com muito entusiasmo.

Educandos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das professoras Edicelia e Conceição demonstraram muita desenvoltura nas danças Axé e Lambada, esta última teve a participação de Geórgia.

Teve dança para todos os gostos, os educandos do 3º ano do Ensino Fundamental das professoras Tânia e Silânia sambaram alegremente no auditório da APAE. Eles contaram com a colaboração especial da ex-aluna Raquel e as funcionárias Silânia e Pâmela Aparecida.

Neste festival de dança teve outros alunos convidados especiais (Wemerson ex aluno da APAE, Michel, Pablo e Rafael) todos alunos da EMCAS, eles abrilhantaram o festival dançando axé e funk.

Esta foi mais uma etapa prazerosa do projeto “Consciência Negra”.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

É tempo de natal!
















É tempo de natal!






O mais bonito, na festa de natal. Não está no simples fato de trocar presentes, mas sim na atitude de manter o coração aberto a fraternidade entre as pessoas. Com muito entusiasmo e alegria os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ciclo da Alfabetização confeccionaram um tapetinho de natal.





Material necessário: cartolina, tintas, pincel, areia e festão.





Trabalho feito pelos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ciclo da Alfabetização, professora Maria Aparecida Rodrigues de Freitas e Auxiliar de Biblioteca Stefânia.