terça-feira, 30 de novembro de 2010

"JUVENTUDE EM AÇÃO"


No dia 26 de novembro foi realizada a primeira Conferência Municipal de Promoção da Saúde e Suporte do Jovem e Adolescente. O projeto tem como objetivo principal de promover a participação do jovem e adolescente de nosso município na formulação de políticas públicas, na organização de Grêmios Estudantis e na implantação do conselho Municipla da Juventude.
Os alunos da Escola Municipal "Dona Maria do Carmo Álvares da Silva"participaram ativamente da conferência através de exposição de esculturas feitas em argila durante as oficinas, um painel demonstrando a arte da fotografia, apresentação de números de dança, vídeos feitos pelos próprios alunos, apresentação de um número pelos alunos da JAP Esportes, sob a coordenação do professor de Educação Física Elder Ramon, com a coreografia "Atak" simbolizando o instinto de defesa do ser humano. Todos particparam também de uma animada gincana.
As equipes diretiva, pedagógica, corpo docente e todos os funcionários da Escola aproveitam a oportunidade para parabenizar todos os alunos envolvidos no projeto.

"Na arte,a inspiração tem um toque de magia,porque é uma coisa absoluta,inexplicável. Não creio que venha de fora pra dentro,de forças sobrenaturais. Suponho que emerge do mais profundo "eu" da pessoa,do inconsciente individual,coletivo e cósmico."
Clarice Lispector

Plantas medicinais e plantas tóxicas: vivência e prática

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de identificar e conhecer as Plantas Medicinais e Tóxicas, a professora de Ciências Cláudia, juntamente com os alunos do 7º ano 103, realizou um trabalho envolvendo conteúdo escrito e uma exposição com diversos exemplares dessas plantas. Através deste trabalho os alunos puderam aprimorar conhecimentos sobre essas plantas, suas vantagens e riscos e também sobre um problema comum entre os brasileiros, a automedicação.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

É hora de imaginar



Os alunos do 2º período da Ed.Infantil da professora Maria Didi, adoram brincar de faz de conta
O brincar de faz de conta é uma das brincadeiras, mais importantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico das crianças.
Quando a criança imagina que é alguém ou alguma coisa, elabora respostas às distintas situações que surgem, e, ao por em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporal.
O brincar de faz de conta, permitem que as crianças aprendam e desenvolvam a linguagem oral e corporal.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projeto Consciência Negra




Dentre vários outros trabalhos, está sendo desenvolvido na Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha – APAE, O Projeto Consciência Negra. O mesmo teve início dia 16 de novembro.

A partir desta data cada educador está desenvolvendo juntamente com os educandos, atividades prazerosas, contextualizadas e adaptadas ao nível dos alunos.

Nesta semana (de 22 a 26 de novembro) foram realizadas além dos trabalhos específicos em cada turma, oficinas para todos os educandos. Dia 24 (quarta-feira) aconteceram as oficinas: feminino (penteados/tranças), masculino: pintura no corpo e dia 26 (sexta-feira) teve oficina de capoeira para todos os educandos que quiseram participar. Esta foi ministrada pelo professor de capoeira Anderson Antonio da Silva e auxiliar Fabrício.

Tais oficinas foram realizadas objetivando aos educandos vivenciar um pouco da cultura Afro Brasileira de forma prazerosa.

Fonte: APAE

quinta-feira, 25 de novembro de 2010


É Tempo de natal!

Com o objetivo de identificar o Natal como uma das principais festas cristãs os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ciclo da Alfabetização confeccionaram caixas de presentes e suporte de velas. Os alunos estão adorando conhecer os símbolos do Natal.
Material necessário: Caixa de suco MAIS, tinta, vela, pincel, gliter, cola e papel para presente.
Trabalho feito pelos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ciclo da Alfabetização ,professora Maria Aparecida Rodrigues de Freitas e Auxiliar de Biblioteca Stefânia.










Infância divertida

Por E.M.Arco-Íris

Os alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Arco-Íris se divertiram a valer quando as professoras os levaram para brincar no Parquinho da Paróquia. A alegria e animação rolou solta e as professoras relataram que as crianças ficaram extasiadas com tamanha diversão.

Contraste de planeta Terra



Os alunos do 3º ano da professora Catiana confeccionaram um mural mostrando o contraste do planeta Terra, ambientes preservados e ambientes destruídos pelo homem; levando os alunos a se conscientizarem da importância da preservação da natureza para que tenhamos um planeta melhor no futuro.

Jogo das Trocas



Os alunos do 2º ano da Escola Municipal Professor Antônio Ribeiro, juntamente com a professora Ivonelha realizaram um joguinho referente ao sistema monetário.
O objetivo do jogo era que os alunos realizassem a troca de células menores por uma cédula maior, considerando-se os seus valores.
O desenvolvimento dessa habilidade traz ao aluno a noção de valores, como por exemplo: a compreensão de que 10 moedas de 1 real equivale a duas notas de 5 reais ou ainda uma nota de 10 reais e assim por diante até chegar a cédula de100 reais.
O aluno estabelece trocas entre moedas e cédulas explorando vantagens. Vencerá o aluno que conseguir a cédula de 100 reais primeiro.
Através da brincadeira a compreensão fica divertida e mais prazerosa.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Força Jovem

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos estão muito empenhados com a Conferência Juventude em Ação que acontecerá no próximo dia 26. Como parte do evento será realizada uma gincana solidária e os educandos já escolheram o nome da equipe que é FORÇA JOVEM. A direção e demais funcionários parabenizam aos alunos pelo empenho e dedicação demonstrados. Parabéns alunos!!!!

Pequenos em ação



"Que vontade que me dá
de pegar o planeta Terra,
Escondê-lo de tudo que é mau
Para ele não se estragar"

Os pequeninos do 1º ano da Escola Municipal Professor Antônio Ribeiro dão sua contribuição para preservação do Meio Ambiente.
Vamos aprender com eles?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

JUVENTUDE EM AÇÃO

NESTA SEXTA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2010, SERÁ REALIZADA UMA CONFERÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROJETO “PROMOÇÃO DA SAÚDE E SUPORTE SOCIAL AO JOVEM E ADOLESCENTE”, REALIZADO PELA UFMG EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE MORADA NOVA DE MINAS, VISANDO O BEM ESTAR DO JOVEM E DO ADOLESCENTE DE NOSSO MUNICÍPIO.

DURANTE A CONFERÊNCIA OS PARTICIPANTES TERÃO A OPORTUNIDADE E APRECIAR ATRAÇÕES CULTURAIS E ESPORTIVAS E DIVERSOS TRABALHOS REALIZADOS DURANTE AS OFICINAS. OS MEMBROS DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS, FORMADOS A PARTIR DO PROJETO, MOSTRARÃO A IMPORTANCIA DESSES GRÊMIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.

A CONFERÊNCIA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PROFESSORES, DIRETORES, DIVERSAS AUTORIDADES E OS MEMBROS DA UFMG QUE IDEALIZARAM E AUXILIARAM NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.

CAMPO E CIDADE




“Campo” e “cidade”são palavras muito poderosas e representam dois ambientes de grande importância na vivência das comunidades humanas.

Neste bimestre a professora de Geografia Clara Maria iniciou, juntamente com os alunos dos sextos anos 101, 102, 202 e 203, um estudo sobre o “rural” e o “urbano”. Abordaram as paisagens rurais entendidas como resultado das intervenções humanas no meio natural, e pelas diversas mudanças provocadas nessa paisagem por diferentes atividades econômicas: agricultura, pecuária e extrativismo. Levaram em conta influência dos fatores naturais _ clima, relevo e solo_ nas paisagens rurais.

Abordaram também as paisagens urbanas, considerando as especialidades dos lugares e as atividades econômicas desenvolvidas e demonstraram por meio de murais e maquetes os diferentes tipos de paisagens rurais e urbanas. Explicitaram os problemas que atingem principalmente as grandes cidades como o lixo urbano, a falta de saneamento básico e transporte coletivo, a poluição e habitação.

Em algumas maquetes demonstraram as atividades econômicas desenvolvidas em nosso município. A professora e os alunos estão de parabéns, o resultado do trabalho foi muito bom. Os alunos mostraram suas habilidades e criatividade.

Trabalhando com dobraduras



Trabalhar com papel traz grande satisfação aos alunos pois além de fácil de ser encontrado,é atraente pela cor, textura e facilidade o manuseio.
Os alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Antônio Ribeiro trabalhando com dobraduras na aula de artes da professora Leidiane.O trabalho com dobraduras leva o aluno a imitar modelos, mas não impede de criar novos trabalhos a partir dos conhecimentos adquiridos.

domingo, 21 de novembro de 2010

Alunos em ação




Os alunos da Escola Municipal Waldemar Álvares Rodrigues de Souza produziram um filme relatando a realidade da pescaria na comunidade do Distrito de Frei Orlando,este que será apresentado a todos na conferência "Juventude em Ação" no dia 26 de novembro. Trabalho que proporcionou conhecer este ofício realizado pela maioria dos moradores aqui.


"Parabéns alunos, com esforço conseguimos realizar tudo aquilo que imaginávamos ser impossível".


Shirlene Paula

Trabalho da professora EVA

TRABALHO DO ALUNOS DA PROFESSORA EVA



19 de novembro - Dia da Bandeira

19 de novembro - Dia da Bandeira

A Bandeira é um símbolo da pátria que representa o nosso país.
Com o objetivo de estimular os alunos a respeito da mesma, os alunos, da Educação Infantil e 1º ano do C.A., confeccionaram uma bandeira na sala de aula utilizando balões nas cores: verde, amarelo, azul e branco.
Alunos: Educação Infantil e 1º ano.
Professora: Maria Aparecida Rodrigues de Freitas
Auxiliar de biblioteca: Stefânia.

















sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto "Eu e minha localidade

Por: APAE

As professoras do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Elzineide Cândida da Silva Nunes e Silânia Pereira dos Santos juntamente com suas respectivas turmas estão realizando o projeto: “Eu e minha localidade”.


O projeto visa por meio da interação educando e comunidade, promover a aprendizagem de forma concreta. Sabendo que o aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais no ambiente e considerando que os educandos com necessidades especiais necessitam de estímulos concretos, os educandos são levados a conhecer sua história local e cotidiana.


O Projeto “Eu e minha Localidade” visa através de atividades diversificadas promover o conhecimento da identidade pessoal e local dos alunos, através de visitas aos bairros dos mesmos e sua residência destacando e conhecendo melhor os locais públicos, como praças, bancos, hospitais,posto de saúde, igrejas, prefeituras, pontos comerciais e espaços de lazer situados em cada bairro em que moram os educandos, confecção de maquetes e atividades lúdicas variadas.


O Projeto propõe resgatar também antigas brincadeiras de rua que hoje já não fazem mais parte do universo infantil, como pegar bandeira, rá–rá–rá, minha machadinha, passar anel, cair no poço, dentre outras diversas.


A proposta está sendo divertida e bem aceita pelos educandos, que demonstram resultados positivos alcançados com a realização do projeto. Acreditamos que a necessidade de realizar um trabalho onde a aprendizagem esteja ligada à história local e o cotidiano do educando, envolvendo a sua realidade e resgatando conhecimentos relevantes são fatores determinantes para uma aprendizagem eficaz.

Fonte: APAE


Divertindo e aprendendo




Por: Creche M. Prof. "João Gomes"


No dia 19 de novembro, tivemos o prazer de receber a educadora do CEMEI "Tia Otília", que através de sua habilidade com fantoches, nos apresentou músicas e histórias muito interessantes.
As crianças ficaram vidradas! Foi um momento muito prazeroso!
As educadoras do Maternal I da Creche Municipal Professor " João Gomes", aproveitaram o momento para trabalharem o Dia da Bandeira. A turma apresentou um trabalho de pintura e colagem que ficou muito bonito.


PREPARANDO COM EXCELÊNCIA UMA GERAÇÃO DE VENCEDORES








Por: CEMEI "Tia Otília"


A escola é uma espaço educativo e formador.

O professor deve manter o aluno em contato com informações, de preferência de forma lúdica.

A atividade aplicada possibilitou a participação de todos (colagem, pintura, montagem), confeccionamos um quebra-cabeça "gigante"! Foi bastante prazeroso e diferenciado, trabalhamos cores, formas, colagem, pintura, raciocínio lógico, linguagem oral e coordenação motora.


Maternal I A (Patrícia Dark e Elizângela)

Diga não ao Bullying



Alunos do 6º ao 9º ano confeccionando cartazes contra o Bullying na nossa escola.

Escola Municipal Dom Orione, comemora o dia da Bandeira Nacional.

Escola Municipal Dom Orione, comemora o dia da Bandeira Nacional.


Os alunos do 2º ano da Tia Soraia, confeccionaram bandeiras com o objetivo de mostrar que a Bandeira Brasileira é um símbolo da Pátria que representa o nosso país.

Na Bandeira, as estrelas representam os estados brasileiros; o verde simboliza nossas matas; o amarelo, nossas riquezas; o azul, nosso céu e o branco, a paz.

Além disso, desenvolveram coordenação motora, identificando cores, reconhecendo figuras geométricas e desenvolvendo a percepção visual.

A professora estimulou os alunos a demonstrarem o seu respeito pela Bandeira, cantando o hino da Bandeira.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brincando também se aprende



Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal “Professor Antônio Ribeiro” apresentam trabalhos durante as aulas de Educação Física. Estes trabalhos foram propostos pelo professor Carlos José de Sousa, a formarem duplas, e, que cada dupla pesquisasse ou criasse uma brincadeira de “lazer e recreação”. Confesso, fiquei surpreso com tantas brincadeiras simples, porém divertidas e motivadoras. Durante as apresentações, pude perceber a alegria e o sorriso estampado no rosto de cada um, disse pó professor Carlos. Tudo isso por que eram atividades planejadas por eles mesmos.
O desempenho do trabalho de cada dupla fez com que crescesse a bagagem de conhecimento de cada aluno e também do professor.

Reciclagem


A reciclagem é uma forma de diminuir a degradação ao meio ambiente; os alunos do 6º ao 9º ano da “Escola Municipal Professor Antônio Ribeiro", juntamente com a professora Aparecida Santos, abordando a questão do consumo consciente, confeccionaram brinquedos, utilizando material reciclado.