sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Brincando com a Matemática fazendo Arte

Brincando com a Matemática fazendo Arte

Desenvolvendo a imaginação e criatividade
Atividade: confecção de um trenzinho com rolo de papel higiênico.
Material: tintas, cordão, tampinhas de refrigerantes e detergentes.
Conteúdos trabalhados: adição, cores, linguagem oral, higiene pessoal.
Trabalho feito pelos alunos, da Educação Infantil e 1º ano do ciclo alfabetização.
Professora: Maria aparecida Rodrigues de Freitas
Auxiliar de biblioteca: Stefânia da Silva Rêis.













“Durante a realização da atividade percebi que os alunos participaram com muito entusiasmo .”
Maria Aparecida

Halloween na Escola Municipal “Dom Orione” 28/10/2010

Halloween na Escola Municipal “Dom Orione” 28/10/2010

Em 31 de outubro é comemorado, principalmente nos EUA, o dia de HALLOWEEN.
Para alguns, um dia de muito terror, pois os mortos podem possuir os vivos. Para outros uma festa, com muitas guloseimas e travessuras. No Brasil, em alguns lugares, comemora-se o HALLOWEEN e o Dia do Saci, data escolhida pelo governo, para valorizar nosso folclore.
Pensando nisso escolhemos algumas brincadeiras simbolizando o HALLOWEEN, outras representando a nossa cultura.
· As brincadeiras serão realizadas com duas equipes:
Equipe ORANGE-
Equipe BLACK-


























































“A primeira gincana do terror.”

Venceu a Equipe Orange.
“Parabéns aos alunos e professores que desenvolveram este projeto.”
Luzitânia Álvares.










POR APAE


Pensando em um bom desempenho dos educandos, a professora Conceição, do 4º e 5º anos, optou-se em trabalhar com jogos pedagógicos variados, por acreditar ser esta a estratégia mais eficaz para estimular o raciocínio lógico, uma vez que, é importante fazer com que os educandos exercitem o pensar. É proposto atividades que os desafiam em todas as disciplinas.

Por isso a aprendizagem através de jogos, permite que o educando faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido, no qual o mesmo aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia.

As atividades são direcionadas de forma que o educando, independente da aula consiga por si próprio encontrar soluções para desafios propostos.

Os jogos são os mais variados possíveis: quebra-cabeça, soletrando, memórias, jogo da velha, labirintos, caça-palavras, cruzadinhas, charadas, jogo dos erros, dama, dominós, tangran, gráficos, pega varetas, liga pontos, interpretação de texto e situações – problemas, etc.

Principais objetivos: melhorar os resultados escolares e as aptidões cognitivas.

Fonte: APAE

Cantar e dançar...é só começar





Por: Creche M. Pro. "João Gomes"


A Creche Municipal Professor "João Gomes" hoje ficou mais alegre ao som dos alunos do Maternal I e Maternal II. Cantaram e dançaram, se descontrairam, contagiando todas os educadores. Para finalizar, declamaram o poema "Bom dia"!

Festa do professores






Por E.M. Arco-Íris

No dia 22 de outubro (sexta-feira) os funcionários das Escolas Heloisa e Arco-Íris receberam homenagens pelo dia do professor. Foi montado no Salão de Eventos da referida escola uma boate com direito a iluminação e adereços como tiaras, óculos, colares e pulseiras de neon e a festa teve como tema VOLTEI A SER CRIANÇA. Durante a comemoração foi mostrado um vídeo com fotos dos professores ainda crianças, fato que despertou bastante entusiasmo nos mesmos. Ao final do evento cada funcionário recebeu uma singela lembrança com cartão confeccionado com a ajuda de alguns alunos.

HOMENAGEM AOS EDUCADORES











Por: CEMEI "Tia Otília"


No dia 15 de outubro, a direção do CEMEI "Tia Otília" e Creche Municipal Professor "João Gomes" homenageou seus educadores, oferecendo-lhes um jantar ao som de Lilito e Roberto. Houve sorteio de brindes, distribuição de medalhas, muita alegria e descontração.

Mais do que os parabéns, a direção agradece a todos que nasceram com o importante dom de colaborar para a formação de seres humanos.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Semana do Juiz na Escola

Por E.M. Heloisa de Campos Santos

Em consonância com a SEMANA DO JUIZ NA ESCOLA, os alunos dos 5º ano da Escola Municipal Heloisa de Campos Santos receberam para uma palestra sobre bullying, drogas e violência, o Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Morada Nova de Minas, o Doutor Breno Aquino Ribeiro, que de forma bastante clara e objetiva mostrou a todos a importância de se manter um bom comportamento dentro e fora dos limites da escola. A direção, professoras e alunos agradecem ao Doutor Breno pelo empenho e disponibilidade a nós dispensados.


terça-feira, 26 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO E CIDADANIA


No dia 22 de outubro de 2010, a direção, funcionários e alunos da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva” tiveram a honra e o prazer de receber o Senhor Breno Aquino Ribeiro, Meritíssimo Juiz da Comarca de Morada Nova de Minas que se propôs a fazer uma palestra sobre direitos e, principalmente, deveres dos adolescentes e sobre bullying. Os alunos tiveram a oportunidade de analisar os assuntos em questão sob a forma legal da lei, aprendendo que respeito, educação e ética são primordiais para a formação de um cidadão e para convivência em sociedade.

Excursão a Ouro Preto - arte, conhecimento, história e diversão





SEGUNDA VISITA - A CASA DOS CONTOS

Um dos mais belos exemplares da arquitetura civil do período colonial. Possui salas de exposição permanente com mobiliário e objetos dos séculos XVIII e XIX, documentos manuscritos e mostra numismática. Hoje abriga o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e a Agência da Receita Federal(foi a Casa da Moeda).

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Festa para os educadores da E. M. D. O.







Festa para os educadores da E. M. D. O.

Escola Municipal Dom Orione homenageia os professores dos anos iniciais e finais, por seu trabalho, dedicação, carinho e afeto.Parabéns professor! Você é o mestre de todas as profissões

Creches formando artistas





Por: Creche M. Prof. "João Gomes"

As professoras do CEMEI "Tia Otília" do Maternal II A e as crianças apresentaram uma peça teatral "A Cigarra e a formiga" para as crianças da Creche M. Professor "João Gomes".
Foi um momento especial para todos, pois é muito importante esta interação.

"A arte foi, é e sempre será a expressão maior das origens e da história de um povo.
Lembrando sempre que não é o artista que é eterno, e sim sua obra, e através dela a história."

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Contando e cantando se aprende bastante

Por E. M. Arco-Íris

Parcerias são sempre bem vindas em nossa escola. Assim sendo, os pais dos alunos Marco Áquila e Alexsander, Alessandra e Ilton vieram até a instituição, contaram histórias e cantaram para os alunos da Educação Infantil, que entusiasmados cantaram junto com eles e se mostraram eufóricos com o momento de diversão. As professoras da Educação Infantil, a equipe pedagógica e a direção da Escola Municipal Arco-Íris agradecem imensamente a colaboração dos pais Alessandra e Ilton.

Vendinha especial

Por E.M. Heloísa de Campos Santos

O trabalho com materiais concretos em sala de aula favorecem sempre a aprendizagem dos educandos. A professora Ana Lúcia e seus alunos do 1ºano sentiram isso na prática; após estudarem o sistema monetário, as crianças montaram na sala uma "vendinha especial", onde eles compravam os produtos de sua preferência e pagavam com seu "dinheiro". Cada aluno se manteve atento aos preços e trocos recebidos. A atividade gerou grande satisfação e interesse nos alunos. Parabéns pela iniciativa professora!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Excursão a Ouro Preto: arte,conhecimento,história e diversão


As professoras Margareth Nascimento, Arilza Ribeiro, Adriani J. da Silva, pais e professores da Escola Municipal “Dona Maria do Carmo Álvares da Silva”, fizeram, no dia 08 de outubro, uma excursão a Ouro Preto, cidade de grande riqueza cultural, onde puderam apreciar, por um dia, as belezas dessa cidade histórica.

Mostraremos, detalhadamente, em diversas postagens um pouco do que foi apreciado durante a excursão para que possamos despertar nos visitantes do blog que ainda não conhecem esse maravilhoso berço cultural o desejo de conhecê-lo e naqueles que já conhecem a vontade de retornar.

Ouro Preto - Breve histórico

Ouro Preto é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade. Importante cidade do Circuito Turístico do Ouro é considerada uma das mais belas cidades históricas. Em cada esquina, em cada beco, em cada canto os visitantes se deparam com construções coloniais e igrejas centenárias. Este conjunto arquitetônico barroco é considerado um dos maiores do mundo. Um museu a céu aberto onde a cidade expõe sua arquitetura, sua cultura, sua história e a sua natureza. Palco de grandes eventos religiosos, folclóricos e populares. Ouro Preto se faz uma cidade contemporânea. Lojas de artesanato e joalherias são paradas obrigatórias para quem deseja guardar para sempre lembranças dessa cidade , seja o artesanato em pedra-sabão de Santa Rita , seja uma jóia com o Topázio Imperial de Rodrigo Silva ou a prata de Santo Antônio do Leite.

Ouro Preto é uma pérola mineira permeada por um charme cosmopolita que permite uma interface com os ares interioranos dessa Minas que é Gerais.

Isso é Outro Preto, o seu destino.


Primeira visita – Horto dos Contos

O Parque Horto dos Contos é a maior intervenção urbana do Programa Monumenta/Iphan, em pleno centro de Ouro Preto. No local existiu o Horto Botânico de Vila Rica, criado por ordem régia no século XVIII, o segundo jardim botânico do Brasil - o primeiro foi o de Belém do Pará.
Recuperado em parceria com o Programa Monumenta do Ministério da Cultura, o espaço de lazer de 360 mil metros quadrados está situado em pleno centro histórico, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária. O parque abrange o antigo Horto Botânico, na encosta do Vale, com vista para o casario histórico.






(Fonte: Guia de Ouro Preto; Folheto: Prefeitura de Ouro Preto)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Homenagem ao Dia do Professor

imagem de domínio público

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isso que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!
Autor: (Desconhecido)



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Animadíssima Semana da Criança no CEMEI "Tia Otília"



Por: CEMEI "Tia Otília"


O CEMEI "Tia Otília" comemorou a Semana da Criança com muito entusiasmo e alegria. As crianças brrincaram, participaram das competições do JIC, passeios e saborearam um cardápio especial.
No encerramento, participaram da festa com direito a bolo, salgadinho, refrigerante e sacola surpresa.
Todos se empenharam para tornar esta semana mais alegre e divertida.

"Crianças, mensageira de Deus que veio nos trazer a paz."
Parabéns por este dia tão especial e por todos os demais dias que
nos completam com sua presença que nos contagia!