quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Porco feito de litro descartável







Fazendo arte, soltando a imaginação, criatividade, habilidade, respeitando a capacidade individual de cada criança.
Confecção de um porquinho que pode ser usado como cofre e brinquedo.
Material necessário:
· 1 litro.
· 4 tampinhas.
· Retalhos de papel cartão.

DISCIPLINAS TRABALHADAS: Arte, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências.

Trabalho feito por: Maria Aparecida R. de Freitas (Educação Infantil 1º ano) e Stefânia (auxiliar de bibliotecária).

PLANTINHA AMIGA



A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas.

Os pequeninos do 2º período da Educação Infantil, juntamente com os alunos do 1º ano da Escola Municipal “Professor Antônio Ribeiro” levaram a natureza para a sala de aula através do plantio de variados tipos de mudas.

Com a atividade foi possível ensinar aos alunos não somente sobre a importância do plantio de uma mudinha, mas sobre o cuidado com a mesma e o bem que uma árvore faz ao ser humano.

Querido(a) Secretário(a)

A você que tem demonstrado amor pela escola e dedicação a cada colega e dirigente, nosso reconhecimento pela sua amizade e coleguismo.

A equipe diretiva, pedagógica e demais funcionários da EMCAS te parabenizam pelo seu dia.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

INTERCÂMBIO – ALUNOS DA E.M."PROFESSOR ANTÔNIO RIBEIRO" E E.M. "DOM ORIONE"



Foi com muito entusiasmo que os alunos do 4º e do 5º ano da Escola Municipal “Professor Antônio Ribeiro” responderam às cartas que receberam dos alunos da Escola Municipal “Dom Orione”. Eles ainda não se conhecem, contudo a atividade foi tão prazerosa que nossos alunos estão curiosos em conhecer os novos amigos.Vivemos em uma época com diversos meios de comunicação, dentre eles o e-mail,orkut, msn, telefone que acabamos por nos esquecer da importância de uma carta. A carta desperta em nós um sentimento de alegria e satisfação indescritível, que outros meios de comunicação não são capazes de proporcionar.

Expressão de Sentimentos


Por E.M. Heloísa de Campos Santos

A Arte é a forma mais peculiar de expressão de um ser humano. Através das várias manifestações artísticas, as pessoas dão vazão a sentimentos muitas vezes reprimidos. Em comemoração à chegada da Primavera, os alunos do 3º Ano da professora Adriana realizaram dobraduras de tulipas e mostraram a todos que esta é a estação mais bonita, que colore e dá vida às nossas plantas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

GOSTANDO DE GEOMETRIA



A professora Eliana, que leciona para alunos do 4ºano da Escola Municipal "Professor Antônio Ribeiro", realizou um trabalho diferenciado para ensinar a seus alunos as figuras planas e não-planas. O trabalho foi feito a partir do conhecimento prévio que os alunos já possuíam e materiais que eles mesmos trouxeram de casa: embalagens vazias de perfume, creme dental, remédio, entre outras, para que as mesmas fossem observadas. Posteriormente, foi distribuído a cada aluno figuras geométricas planificadas, xerocadas em papel kraft, para serem recortadas e coladas. A atividade proporcionou um trabalho em equipe em que os alunos construíram a aprendizagem e não simplesmente a memorização, resultando nestas belas figuras acima.

Arte de produzir textos


Os alunos do 7º ano 205 da EMCAS participaram, no dia 21 de setembro, de uma aula de produção de texto. O gênero escolhido foi história em quadrinhos. Após conhecerem este tipo de texto, os alunos elaboraram suas próprias histórias.
Comentário do aluno Rodrigo: " Estou achando muito interessante esse tipo de atividade.É divertido e engraçado, pois, explora nossa criatividade além de fazer com que escrevamos a história com sentido."
A professora Margareth menciona que todos os alunos adoraram a atividade e participaram ativamente da mesma, demonstrando que produzir texto pode ser divertido e prazeroso.

domingo, 26 de setembro de 2010

Brincando com gêneros textuais.




















Brincando com gêneros textuais.

Receita de Bolinho de chuva

CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS: Matemática e Língua Portuguesa.
PROFESSORES:Maria Aparecida Freitas(Educação Infantil e 1º ano), Soraia Fagundes (2º ano).

Direto de nossa horta: Tomate de 1 kilo


O segredo da vida é saber plantar as melhores sementes, para colher os melhores frutos.

Este fruto representa toda a energia, a força e a capacidade dos membros da E.M. Waldemar Álvares R. de Souza que buscam o melhor desenvolvimento dos discentes.

Bullying - um problema encontrado nas escolas


postado pela Escola Municipal "Duque de Caxias".

Os alunos do 8º Ano realizaram um trabalho sobre "Bullying" e descobriram que ele é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana.
Educadores, observem o comportamento de seus alunos perante aos outros colegas, pois quem admite a ocorrência de Bulluying em sua classe, está "tapando o sol com a peneira" ou se nega a enfrentar esse problema tão sério.








sábado, 25 de setembro de 2010

Trabalhando Valores







Conscientizar os alunos da importância de valores para uma sociedade mais justa e solidária.

Projeto Monteiro Lobato














Reposição do dia 07 de setembro na Escola Municipal Dom Orione em 25-09-2010

Evento cultural

PROJETO MONTEIRO LOBATO
,

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CEMEI FAZ NOVAS PARCERIAS






A direção, equipe docente e discente e demais funcionários do CEMEI "Tia Otília" e Creche Municipal Professor "João Gomes" receberam doações da PLANTAR que fizeram grande diferença no desenvolvimento de suas atividades diárias.
Proporcionar às crianças um ambiente acolhedor é o nosso maior objetivo, por isso contamos com o apoio de empresas assim .

por: CEMEI "Tia Otília".

Natureza Viva


Por: Creche Prof. "João Gomes"

As educadoras do Maternal II Creche M. Professor “João Gomes” juntamente com seus alunos, plantaram uma árvore com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da preservação da natureza."As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade, fazem a vida mais agradável e tranquila e, ainda, pressupõem um rico legado para futuras gerações."

PROERD - Parceria de Sucesso

Por:APAE

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) é um trabalho desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com as escolas, objetivando a prevenção do uso de drogas. Este trabalho está sendo desenvolvido pelo representante do PROERD de Morada Nova de Minas, o militar Hamilton Alves da Silva, em vários âmbitos educacionais inclusive na Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha – APAE.

Nesta instituição vários alunos adolescentes estão participando dos encontros semanais do PROERD, com muito entusiasmo.

Os educadores da Escola Juliana Caroline de Andrade Rocha, acreditam que o trabalho de prevenção do uso de drogas é de grande importância para cada educando, para todas as famílias e consequentemente terá contribuição positiva para toda a sociedade.
Fonte:APAE

Viva a primavera


Por: Creche M. Prof. "João Gomes"

Para saudar a chegada da estação da flores, os alunos do Maternal I, da Creche Municipal Professor "João Gomes", juntamente com pais e educadoras recolheram as mais diversas espécies de flores encontradas em casas e jardins, para confeccionar o painel da primavera. As educadoras aproveitaram o entusiasmo dos alunos para trabalhar, cores, textura, cheiro, tamanho, semelhanças, diferenças e a importância da flor para a manutenção de cada espécie.
O trabalho está sendo um sucesso!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O DIA DA ÁRVORE NA E. M. DOM ORIONE







O DIA DA ÁRVORE NA E. M. DOM ORIONE

Cultivar as árvores, colocando mais uma vez em evidência o slogan: “Onde cair uma árvore, plante duas”.
Considerando as árvores importantes ao Meio Ambiente, há uma necessidade urgente em conservá-las, através de campanhas e também por movimentos em defesa do verde. Assim, todos serão mobilizados em defesa do meio ambiente, com isso, estão investindo também no seu bem estar e trabalhando para um futuro melhor.
Nossa escola teve a honra de receber, no dia de hoje, os representantes do IEF falando da importância de uma árvore. Na culminânica da visita, plantaram, com os alunos dos anos iniciais, quatro mudas de quaresmeira, contribuindo assim para a conservação do nosso planeta.

DE BEM COM O VERDE











ESCOLA MUNICIPAL DOM ORIONE

As plantas também são seres vivos e são chamadas de vegetais.
Elas nos fornecem alimentos,belezas, encantos em nossas vidas, madeira, remédios e matérias-primas para artesanato. (Relatório elaborado pelos alunos).

Professora da Educação Infantil e 1º ano: Maria Aparecida Rodrigues de Freitas
Auxiliar: Kênia Silva Araújo

Por uma Educação Infantil de qualidade

Por E.M. Arco-Íris

O Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação Educacional (PACE) da Educação Infantil está sendo realizado semanalmente no salão da E. M. Heloísa de Campos Santos e conta com a participação das educadoras de Ensino Infantil da área urbana e rural. Possui 4 Módulos, dos quais três já foram finalizados. O quarto módulo foi dividido entre as participantes e terá início na próxima semana.

O PACE conta com a participação de diversos profissionais que abordaram temas de acordo com suas áreas de atuação, sendo eles: Hélen Rezende (Secretária Municipal de Educação), Shirley Barbosa (Diretora) Ângela Coelho (Vice-Diretora), Kátia Aquino (Vice-Diretora), Janice Campos (Coordenadora Pedagógica), Jaqueline Soares (Coordenadora Pedagógica), Jussara (Psicóloga), Ivanda Maria (educadora da APAE), Eliane Soares (Psicóloga), Márcio Túlio (Professor de Educação Fisica), Maria Helena Campos (Professora), Doracy Valadares (Educadora), Rosália Ribeiro (Terapeuta Ocupacional), Andréa Xavier e Cláudia Santos e Dias (Fonoaudiólogas), José Carlos Marques (Dentista), Dr Antônio Olimpio (Médico), Elias (AVIVA), Dr Breno Aquino (Juíz de Direito) e hoje, dia 23 de setembro, contaremos com a participação da educadora do Nupe, Patrícia Sousa.

A Escola Municipal Arco-Íris agradece a todos que contribuíram para a melhoria da capacitação dos profissionais e da qualidade do ensino infantil de nosso município.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Renovando ambientes

Por E.M. Heloísa de Campos Santos

A experimentação real dos conteúdos aprendidos dentro das salas de aula comprovam que a prática associada à teoria traz inúmeros benefícios ao aprendizado dos alunos. Seguindo esta linha de trabalho, os alunos do 2º ano da professora Aparecida Rodrigues, juntamente com os representantes do IEF e da Polícia do Meio Ambiente foram a campo e plantaram aproximadamente 100 mudas de árvores nativas do cerrado. Esta ação em consonância com o conteúdo ministrado trouxe aos alunos um melhor entendimento sobre o assunto estudado. Este trabalho foi realizado em comemoração ao DIA DA ÁRVORE.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Interação campo/cidade/cultura




Finalizando o projeto semeando e um trabalho sobre o folclore, no dia 15 de setembro, a professora Adriani e seus alunos fizeram uma demonstração da importância da interação campo/cidade e como a cultura de um povo traz enraizados costumes que perpetuam no tempo e não deixam a herança de muitas gerações cair no esquecimento.

Os alunos fizeram uma exposição de objetos antigos pertencentes à cultura do homem do campo e finalizaram com um café da manhã repleto de comidas típicas da cultura mineira.

Amantes da leitura

Do dia 13 a 16 de setembro os alunos do sétimo ano (103 e 204) desenvolveram um trabalho mostrando a importância da leitura. Visitaram a biblioteca, trouxeram livros de casa e demonstraram que a leitura não é atividade exercida somente na escola. Apresentaram textos e poemas de diversos autores e debateram questões como: “Por que o jovem não gosta de ler?”. Finalizaram o trabalho com uma exposição de livros e diversos portadores de texto e com um gostoso lanche, convidando professores e colegas de outras turmas para apreciarem uma boa leitura.

Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco

Verde, te quero verde





Por: Creche M. Prof. "João Gomes"


Com o objetivo de conscientizar a criança sobre a importância da árvore no anexo urbano, sua relação com a vida animal e a importância da preservação. Os alunos do Maternal I da Creche Municipal Professor "João Gomes" fizeram um trabalho coletivo. Onde coletaram folhas de árvores para confecção do painel do dia da árvore. Aproveitando para falar da sua importância para a qualidade de vida presente e futura.